domingo, 27 de maio de 2012

A inovação da Samsung

Olhando o título pela primeira vez até fico assutado: há algum tempo esse título teria a palavra Apple em algum lugar.... pois bem, mais do que falar sobre a inovação da Samsung este post se propõe e demonstrar a frustração com a baixa inovação da Apple.

Vamos primeiro lembrar dos últimos lançamentos da empresa da maçã:

- Novos Macbook Pro - inovação em hardware, agregando os novos processadores da Intel e outras novidades básicas, nada de mais. Externamente é um macbook pro como seu antecessor.

- Novo iPad - igualzinho por fora, só agregou novo processador gráfico e uma tela com nova resolução.

- iPhone 4S - uma grande decepção que só inovou com o novo processador e o assistente Siri, que mal se fala nele e mais virou motivo de piada do que outra coisa.


Ok, teoria do caos: Steve Jobs e a Apple vai para o buraco!! Claro que não! Mas que é decepcionante ver a Apple lançando esses produtos é! É simples a sensação: você que tem um Macbook, iPad 2 ou iPhone 4, foi se contorcendo para alguma fila para trocar pelas novas versões lançadas ?? ahm.. não!

Agora falemos de fato de INOVAÇÃO: a Samsung.

Há algum tempo que já se percebe que a empresa sul coreana não é uma Huawei ou LG, ela veio para ser diferente.
Após algum tempo de desconfiança no mundo dos celulares, a empresa consolidou sua família Galaxy com modelos vencedores como Galaxy Y, Fit, ACE (o smartphone mais vendido do mundo), SII e Note.
No mundo dos eletrônicos em geral a empresa virou sinônimo de qualidade em tudo que produz ( o que não é pouca coisa): de geladeiras a televisões que imitam janelas.

Mas vamos à 2 exemplos concretos>

- Samsung Smart TV: a empresa acaba de lançar mais um televisor da série smart TV e agora com o diferencial do aparelho se comunicar com o espectador por meio de gestos, onde é possível aumentar o volume, mudar de canal e muitas outras interações sem tocar no controle remoto.

- Samsung Galaxy S III : para consagrar esta série S a empresa acaba de lançar a terceira versão do aparelho, que conta com Eye Tracking (o celular percebe para onde seus olhos estão olhando, possibilitando que ele mude a página do livro ao perceber que você chegou ao final, ou mesmo desligar a tela se perceber que vocês não está mais olhando para ela), carregador sem fios, diversos controles por gestos, processador quad core de 1.5 GHz e diversas outras novidades.

Agora a mesma pergunta que fizemos para os lançamentos da Apple: será que você vai ficar em alguma fila para comprar estes novos aparelhos ?

Sim, é claro que sim! Estes dois exemplos são pura inovação! O Galaxy SIII nem começou a ser vendido e é o Android mais encomendado do Mundo, com 9 milhões de unidades. Ou seja, 9 milhões de vendas de um produto que nem mesmo começou a ser vendido.

Não sei se foi propositalmente, mas é fato que a Samsung está sabendo se explorar de toda sua capacidade de inovação e da baixa da Apple para conquistar um novo patamar como marca: uma marca que traz inovação e é desejada.

Como consumidor e alguém que algum dia já foi grande admirador da Apple espero que a empresa da maça volte por cima com o iPhone 5, prometido para Julho ou Setembro.
Como alguém que já está no mercado mobile há algum tempo minha previsão é: não será este ano que o grande pulo da Apple ocorrerá.

Ainda bem que a única a gostar de inovação não é a Apple. Bem vinda ao trono Samsung, enquanto a Apple ou outra empresa não tomar novamente este posto.

Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário