segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Motor 16V x Motor 8V

O intuito do blog não é dar informações técnicas mas sim a percepção do consumidor a respeito de assuntos diversos.
Quando fui em busca de um carro e vi que ele possuía motor 1.6 16v pensei: poxa, um motor 1.6 com 16 válvulas deve andar bem, talvez parecido com um 1.8 mas com mais economia. Essa era minha opinião de leigo.
Ao começar minha busca, baseada numa faixa de preço específica (o máximo que minha sanidade financeira conseguiria suportar) pude ver que, ao se procurar um carro 0KM você encontrará: péssimo atendimento, falta de teste drive e basicamente terá que comprar seu carro ao olhar para ele. Se gostar do que viu compre, caso não, pense melhor.
E assim foi comigo... a escolha foi um Punto 1.6 16v. Vamos deixar o modelo do carro de lado e falar das válvulas do motor.
Meu antigo carro, com motor 1.4 8v era ótimo para o trânsito do Rio de Janeiro, tinha aceleração ótima, perfeito comportamento no trânsito e perdia pouco desempenho com o ar ligado.
Ao começar a usar o novo carro um palavra pode resumir: decepção. Ele não era tão ágil quanto o antigo no trânsito e perdia muito desempenho com o ar ligado.
Fiquei enfurecido e fui em busca de mais informações. Pude achar em diversos fóruns que essa minha decepção é geral: todos que migraram de um motor 8v para outro com 16v não conseguiram se adaptar muito bem, especialmente aqueles que usam o carro no trânsito congestionado.
A explicação: o motor 16v exige rotações mais altas para mostrar toda sua força, enquanto o motor 8v tem mais força em baixas rotações, comportamento ideal para o anda e para dos engarrafamento e pequenas arrancadas do trânsito carioca.
Minha opinião: para quem está numa cidade como o Rio e pouco viaja: escolha um carro com motor 8v.
Para aqueles que pegam estrada e gostam de trabalhar em altas rotações, o motor 16v lhes servirá bem.

Pena eu não ter lido este post antes de comprar meu carro..

Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário