domingo, 10 de abril de 2011

Guia de Portugal - inverno de 2010

No início do ano passado tirei férias e parti para a terrinha. Passei aproximadamente 2 meses lá onde pude realmente vivenciar principalmente a cidade de Lousada, que fica a 30 minutos do Porto.

Para aqueles que ainda tem preconceito sobre Portugal, não sabem o que estão perdendo. Nessa minha viagem passei por Paris, Madri e Frankfurt também. Posso dizer com certeza que todos os lugares que conheci em Portugal me deram uma sensação muito maior de segurança. Um pequeno exemplo é que no elevador da Torre Eifel há um aviso a respeito de batedores de carteira.
Além da segurança, Portugal se mostrou um país novo, com estrutura, com pessoas simpáticas e, um belo fator, que falam português. Após 2 meses longe de casa conseguir falar português com alguém é satisfatório.
O que quis dizer com um país novo ? A estrutura ferroviária é muito boa! Peguei um trem rápido do Porto a Lisboa com bastante conforto e rapidez. Além disso, o metrô é perfeito, apesar de pouco disseminado. Em Lisboa, a área da Expo 98 esbanja tecnologia, arrumação e jovialidade. No porto, tecnologia e tradição se misturam.

Falando mais especificamente, vamos às dicas:

Aluguel de Carro 

Após ter as datas definidas de sua viagem lusitana, vá ao site www.arguscarhire.com e pegue um carro para todos os dias. Dicas importantes para pegar um bom preço: faça dias cheios de aluguel (se pegar o carro às 09:00 do dia X, marque para deixar também às 09:00 do dia Y), pegue um carro a diesel, eles são mais econômicos e rápidos (acredite, andar a 160 Km/h nas auto estradas é algo muito prazeroso, necessário e com um carro a diesel é muito mais seguro, já que a impressão é que você está a 80km/h).
Se você é um turista que quer conhecer todas as pequenas cidades com rapidez, o carro é essencial e por 20 euros o dia vale a pena! Pegue o carro logo no aeroporto e marque para ficar todos os dias com o carro, é simplesmente muito bom andar na auto estrada e ir parando e todas as cidades.

Comida


Os portugueses comem muito! Por mais que você tente, dificilmente vai conseguir comer como eles e, com isso, a maioria dos pratos conseguem ser divididos por 2. O melhor de tudo, é extremamente barato comer em Portugal: com 10 euros por refeição por pessoa você estará bem programado.

Dicas específicas: coma a famosas francesinha! É uma mistura de pão, linguiça, presunto, molho e queijo que é típica do norte do país, mais especificamente do Porto. Um bom lugar para se comer a francesinha no Porto é ao lado da faculdade do Porto, no famoso Piolho. É um bar/restaurante que concentra os universitários e intelectuais de passagem,

É preciso dizer que você precisa comer bacalhau ?!?!

Experimente os mariscos. Há restaurantes que servem um mix de vários frutos do mar.

Passeios e Cidades


O continente europeu tem fama de ser romântico e as pequenas cidades de Portugal não deixam a desejar. Algumas dicas:

- Vila do Conde: cidade próxima ao porto belíssima. Vale também dar uma passada no outlet bem na entrada da cidade, que conta com preços bem em conta da Zara, Mango, El Corte Inglés, Nike, Tommy e outras.

- Sintra: cidade próxima a Lisboa com o mais belo castelo de Portugal. O castelo fica no topo de um cume! Vale muito a pena! Vale também ir ao castelo dos mouros, próximo ao castelo de Sintra.

- Lisboa: a capital portuguesa tem seus encantos. Restaurantes mais elaborados e um passeio noturno a cidade alta valem a pena. Não deixa de comer o famoso pastel de Belém.

- Porto: essa é uma cidade símbolo de todo o romantismo europeu. Vá cedo, ande pela cidade e suas vielas que quase sempre escondem catedrais lindíssimas. Vá a foz do rio D'Ouro e visite alguma cave. Fuja dos restaurantes que ficam a beira do rio, são turísticos demais!  Uma dica que vale a pena é não deixar para comer depois das 14:00! A chance de encontrar tudo fechado é bem grande!

- Lousada: A cidadezinha próxima ao Porto tem seus encantos. Vale a pena perder 1 hora do dia para andar um pouco pela cidade. Almoçar perto da prefeitura é a melhor dica, há vários restaurantes muito bons e com preços muito baixos!

- Guimarães: uma das mais belas cidades de Portugal! Vale a pena conhecer seu castelo, centro da cidade, comer por lá e só voltar no fim da tarde.

- Penafiel: a cidade tem belos parques. A dica é sair andando, lendo as placas e se aventurando.

Citarei algumas cidades que não tem muitos pontos a ser destacados mas valem dar uma passadinha para conhecer todo o encanto: alijó, paredes e Vila Real.

Vale a pena conhecer o estádio do Benfica e também o do Porto. Ir à Expo, em Lisboa, é obrigação.

Nunca fui ao sul, à região do Algarve, mas ja é destino certo da próxima viagem diante de tudo que falam de lá.

Portanto, se vai à Europa, não deixe de reservar ao menos 5 dias para Portugal. Você não vai se decepcionar.

Se tiver mais dúvidas a respeito da terrinha, é só perguntar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário